quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Fauna Metropolitana

Eu sei que a minha paciência têm estado um pouco aquém nível aceitável esta semana, mas se há coisa com a qual eu sempre desatinei, é com a fuçanguice dos lugares no Metro...

Há pessoas que desenvolveram estratégias de caça ao lugar, dignas de louvor... Isto já para não falar nos anciãos que, em situação normal, praticamente não conseguem andar mas que, milagrosamente, assim que ouvem o apito das portas a abrir, saiem em sprint abalrroando todos os que se atrevem a colocar-se no caminho do assento prometido!



Depois, temos o exemplo de uma senhora que costumo encontar na primeira estação (Metro COMPLETAMENTE vazio) que se coloca em frente da porta, de braços semi abertos para que ninguém entre antes dela e que, assim que as portas abrem corre de um lado para o outro, tentando decidir qual o melhor banco onde se sentar.



Por ultimo, são de referir ainda os que, como a criatura que encontrei hoje, não conseguindo um lugar, encostam-se às pessoas que estam sentadas, batendo-lhes com os sacos e lançando olhares fulminantes, na esperança que o visado se esfumasse sob o seu poder maléfico...



Pois bem, assim fiz o meu trajecto de regresso ao lar, com uma embalagem de fiambre da perna Pingo Doce enterrada num joelho e uma mama XXL, encarcerada num daqueles soutiens que só se devem conseguir comprar em lojas de ferragens, a bater-me na cabeça, enquanto o David Fonseca, em perfeita sintonia com o meu sofrimento, cantava no mp3: “For how long?... How strong do i still have to be?”

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

10 Regras das Lides Domésticas

10 – Os pés, para além de servirem para andar, são excelentes para fechar a máquina de lavar loiça ou o frigorifico e para coçar o gato, enquanto as mãos vão preparando o jantar.

9 – Por alguma razão mágica, o arroz aumenta de tamanho até 3 vezes enquanto coze. O tacho não!

8 - Todos os electrodomésticos que avariam são facilmente consertados com uma valente pancada!

7 – Quando estamos descalços no escuro, todas as ombreiras das portas são pardas.

6 – Pela manhã, “só mais 5 minutos” equivalem a, pelo menos, meia hora de atraso.

5 – As estampas das t-shirts são apaixonadas por ferros quentes

4 – Se acordarmos atrasados e procurarmos umas calças especificas: não estão lavadas; se estiverem lavadas, estão para passar; se estiverem lavadas e passadas, falta um botão; se estiverem lavadas, passadas e com os botões todos, é certo que o pequeno-almoço lá irá aterrar em cima.

3 – As coisas colocadas no caixote do lixo não desaparecem por si só.

2 – Quando se juntam claras em castelo a uma receita, não se bate com a batedeira por cima.

1 – Tudo o que comprarmos no Supermercado terá de ser carregado até casa, mantendo o peso original.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Grrrrrr........

Estou a trilhar a ténue fronteira entre a irritação e o desanimo… Parece que cada vez que tento dar um passo em frente me puxam três para trás…
Estou brutalmente saturada e cada vez mais aquele consultório é fonte de desgaste…

A querida Greentea diz que nada é por acaso… No entanto, não vejo qual é a lógica por detrás disto?
Se olharmos à volta, vemos outros casos em que, sem esforço tudo flui naturalmente, e por aqui, investe-se, trabalhar-se, imagina-se, organiza-se, arregaça-se as mangas até à alma e, as únicas coisas que colhemos são novos problemas.

As técnicas residentes já entraram em desespero, oscilando entre a negação – recusa em fazer a contabilidade do dinheiro já investido, e a histeria, caracterizada por ataques de riso incontroláveis cada vez que surge um novo problema…

O mais irritante é não haver a quem atribuir a culpa, porque pelo menos sempre tinha onde descarregar a minha fúria através de uns sopapos bem assentes. Assim, resta-me apenas escrever a minha raiva, na esperança que ela desapareça.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Exigências da Vida Moderna

Hoje não resisto a partilhar um mail que recebi. Aqui fica:

Exigências da vida moderna
(quem aguenta tudo isto??????)


Dizem que todos os dias devemos comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.


Todos os dias se deve tomar pelo menos dois litros de água.E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.Todos os dias se deve tomar um yogurt pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos biliões, ajudam a digestão).


Cada dia uma Aspirina, previne o enfarte.Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não me lembro bem para quê, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isto ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.


Todos os dias se deve comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer uma camisola. Deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.Só para comer, serão cerca de cinco horas por dia.


E não se esqueça de lavar os dentes depois de comer.Ou seja, tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massajar as gengivas, escovar a língua e bochechar com Tantum Verde. O melhor é ampliar a casa de banho e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque, entre a água, a fibra e os dentes, vai passar ali várias horas por dia.


Devemos dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco a comer são vinte e uma. Sobram três, desde que, nas viaqgens não encontre muito trânsito...

As estatísticas provam que vemos TV cerca de três horas por dia.Menos tu que me estás a ler, porque todos os dias vais caminhar pelo menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dá meia volta e comece a regressar, ou a meia hora cresce para uma...)


E devemos cuidar das amizades, porque elas são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando estivermos fora... Devemos estar bem informados também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.


Ah! E o sexo.Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e não estou a falar de sexo tântrico.


Também é preciso que sobre tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que não tenhas um bichinho de estimação...Na minha conta são 29 horas por dia.


A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!Tomar banho frio com a boca aberta, assim vais bebendo água e aproveitas para lavar os dentes. Convida os amigos e os pais. Bebe o vinho, come a maçã e dá a banana na boca à tua mulher.


Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda terias que comer um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.


Agora tenho que ir.É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao WC. E já que vou, levo um jornal... Tchau....
Bom fim de Semana!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

E Outra Vez a Saúde...

Cada tiro, cada melro… ainda me estou a recuperar da fantástica ideia das estrelinhas e, aqui vai outra – Shopping da Saúde!

Segundo a noticia do Público, “Fazer análises clínicas, uma radiografia, ir a uma consulta de oftalmologia ou clínica geral no mesmo dia e no mesmo espaço onde pode ir ao restaurante, ao banco, à lavandaria ou ao ginásio poderá ser possível num dos 25 "centros comerciais da saúde" que um grupo privado quer criar em Portugal nos próximos anos.”

Não consigo evitar ouvir a vozinha do Marcelo Rebelo de Sousa, em versão Gato Fedorento, a dizer: “Vou ao cinema, tá esgotado. Vou abortar!”. Parece que a rábula não ficou muito longe da verdade… Ou talvez, uma das mentes brilhantes do Grupo Sanusquali estivesse a ver o programa e tivesse concluído que realmente seria um projecto com futuro!

O que será preciso fazer para que se parem com estas idiotices e se invista conscientemente no SNS?

Acho que começar por nomear um ministro que soubesse o que é um SAP era capaz de ser um bom começo.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

125 Azul

Foi sem mais nem menos

Que ontem começou a tocar na rádio e me transportou nas suas asas de volta à infância…

Que um dia selei a 125 Azul
Foi sem mais nem menos
Que me deu para arrancar
Sem destino nenhum.

Naquele instante, dei por mim a olhar pela janela de um carro para as planícies alentejanas. Não sei ao certo quando, nem onde.

Foi sem graça nem pensando
Na desgraça que entrei pelo calor
Sem pendura que a vida já me foi dura
Para insistir na companhia.


Mas mesmo sem olhar, senti que lá estava o meu pai, o que me levou a pensar que estaríamos num daqueles fins-de-semana ditados pelo tribunal de família…

O tempo não me diz nada
Nem o homem da portagem
À entrada da auto-estrada

E voo para outras paragens… estou em casa e, ainda estou na infância pois os móveis da sala ainda são os antigos… sinto os cheiros, sinto a quebra de luz de fim de dia, sinto um peso de solidão.

A ponte ficou deserta nem sei mesmo
Se Lisboa não partiu para parte incerta.
Viva o espaço que me fica pela frente
E não me deixa recuar
Sem paredes sem ter portas nem janelas
Nem muros para derrubar.
Talvez, um dia me encontre.
Sim, talvez me encontre.

E volto para junto do rádio, volto ao presente, à idade adulta e penso…

Curiosamente, dou por mim pensando
Onde isto tudo me vai levar
De uma forma ou de outra há-de haver
Uma hora para a vontade de parar

Na magia que se esconde por detrás de canções como esta, na sua capacidade de se tornar parte de nós, de se esconder no fundo de nós…

Só que à frente o bailado do calor
Vai-me arrastando para o vazio
E com o ar na cara vou sentindo
Desafios que nunca ninguém sentiu.

Apenas à espera de ser tocada para nos levar nas suas asas, de volta aos tempos que já vivemos…

Entre as dúvidas do que sou
E onde quero chegar
Um ponto preto quebra-me
A solidão no olhar.

E interroguei-me sobre que caminhos ela já vos levou a trilhar, que memórias? Que emoções?

Será que existe em mim
Um passaporte para sonhar
E a fúria de viver
É a mesma fúria de acabar


Foram caminhos felizes, ou tristezas passadas? Mágoas ou sonhos perdidos?

Foi sem mais nem menos
Que selei a 125 Azul
Foi sem mais nem menos
Que partiu sem destino nenhum


Ou será só em mim que ela ecoa?

Foi com esperança
Sem ligar muita importância
Aquilo que a vida quer
Foi com força acabar por se encontrar
Naquilo que ninguém quer.

Quando terminou, pensei que a sua magia reside no facto de ter nascido de um sentimento verdadeiro, de uma saudade que só sentem os que ficaram para trás.

Mas Deus leva os que quer
Só Deus tem os que ama.


segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Ico

Uff... Finalmente, consegui um minutinho para cá passar!

Pois é, fomos pais!500 grs de gato, com milhões de narigadas, lambidelas e ronrons que dão pelo nome de Ico. Chegou na segunda feira passada e transformou completamente a nossas vidas. É fantástico ver como tudo o que temos em casa se transforma em brinquedo e como um ser tão pequenino consegue trazer-nos pelo beicinho o tempo todo!Andamos sempre de máquina fotográfica atrás, num ataque de japonesice babada!


É lindo de morrer o meu pequerrucho: com apenas 7 semanas, come a sua ração sozinho, dorme no seu cestinho abraçado ao ursinho de peluche, já sabe usar o caixote da areia (embora de vez em quando lá saia uma mijoca no colo da mamã ou na colecção de comics do papá!) e divide os seus dias entre as tropelias pela casa fora - sendo que a ultima foi uma investida à estante para arrancar os post-its todos que eu tinha a marcar os livros – e as sestinhas no colinho dos papás!

Entretanto já se transformou na riqueza mai linda dos familiares e amigos, havendo inclusivé romarias dos avós e tios todos para visitar o menino e trazer os presentinhos, mesmo sem estarmos em época natalicia!


Aqui fica ele, a fazer uma sestinha no cangote da mamã, especialmente para os tios cibernéticos!

P.S.- E como poderão imaginar, este foi um post dificil de escrever, com um gatinho a tentar descobrir para que serve um computador. Para que se faça justiça, aqui fica o contributo do Ico para o post:


.000000000000000 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,çllllllweeeeeejhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh1qssa\swwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww1xqxqx v7777777777777uyyyyyyyyyyyyyyyyyyyc v7777777777777uyyyyyyyyyyyyyyyyyyyc


Eu não teria dito melhor!

sábado, 11 de agosto de 2007

Os Afídios

Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insectos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera.
Constituem sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem, já que sugam a seiva das plantas, colonizando, em grande número, caules, folhas, gemas, flores, frutos e raízes. Variam em tamanho, de 1 a 10 mm de comprimento. São, geralmente, de cor uniforme, baça ou brilhante, existindo espécimes castanhos, cinzentos, amarelos, verdes, vermelhos ou pretos. A joaninha é um dos seus principais predadores. Existem por todo o mundo, embora a maioria prefira as regiões temperadas.

E viveria eu feliz, sem nunca os ter conhecido, não se tivesse dado o acaso de suas excelências terem transformado as minhas preciosas plantas, tão bem estimadinhas, em resort de Verão com spa incluido. E pela ultima espreitadela que dei, o negócio do turismo vai de vento em poupa... Desconfio que até já entrou para o Guia Michelin dos parasitas!

Mas eles que esperem, que já lhes estou a preparar um belo tsunami! Aí, se estou!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

The Fab Five

Chegou a minha vez! 5 dias de descanso! Olé, Olé, Olé, Olé! Estarei de papo pró ar até quinta da próxima semana! Vivam as mini-férias!
Deixo-vos ficar mais um mimo da Sarah Bettens dos K´s Choice:

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Uma Prendinha de Fim de Tarde...

Simplesmente divino...

Urbe Aerofágica

Desconfio que Lisboa sofre de problemas de gases! Agora de manhã passei por, pelo menos três locais diferentes onde estavam a decorrer obras nas condutas de gás…

Pergunto-me se uns Aero-Oms não resolveriam o assunto, porque para além das ruas ficarem todas escavacadas e com as indecências à mostra, os pobres cidadãos, após ficarem em estados alterados de consciência pela inalação dos gases que saem das condutas, têm de circular no meio da estrada, arriscando um esborrachamento matinal por algum condutor mais distraído.

Juro que, em 27 anos de vida, nunca vi esta cidade sem obras… É Obra!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Porque é que o Mar é Azul?

Ao fim do dia, fui dar uma espreitadinha à Fnac e encontrei um livro fantástico. É uma versão adulta e adulterada do livro dos Porquês da minha infância. Chama-se Porque é que o mar é azul?- E outras 101 questões sobre a ciência do dia-a-dia e é uma compilação de textos de uma coluna da New Scientist.

Algumas perguntas são realmente parvas, como “Porque é que temos sombrancelhas?” ou “Quanto tempo podemos sobreviver só a consumir cerveja?” e são sempre respondidas por cientistas especializados na área,e a maior parte das vezes, de forma hilariante.

Vou passar uns bons tempos a aprender algumas coisas que nunca imaginei que quisesse saber!

P.S. – A dieta perdeu a sua primeira batalha, frente a uma tijelona de mousse de manga! (mas o leite condensado era light!)

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Dietas...

Um destes dias o sr. meu esposo, olhou-se ao espelho e chegou à conclusão:

- A partir de Sábado, VAMOS fazer dieta!

E pronto, assim caiu que nem bomba… Tragam lá as sopas e as saladas, adeus massas e lasanhas… Aí, o pãozinho quentinho com manteiga… A cerveja com os tremoços…

Uma das coisas que mais gosto nesta vida conjugal é a partilha dos momentos bons e dos momentos menos bons, até porque as decisões passam a ser tomadas em família! Hehehe!

O que é certo é que, nestes últimos meses, temos começado a ficar um pouco fofinhos demais… Já andei por aí a pesquisar e, parece que este fenómeno costuma acontecer nos primeiros anos.

Enfim, vamos para fim-de-semana, que prá semana há mais! Pelo menos, para os resistentes que ainda não se renderam aos veraneios…

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O Tempo

Do rol das minhas patologias de estimação há uma que é determinante: a minha relação com o tempo.

Segundo os gregos, existem dois conceitos distintos de tempo: Cronos (o tempo cronológico) e Kairos (o tempo subjectivo, definido como O momento certo para algo).
Cheguei então à conclusão que, se a minha relação com o Cronos não é famosa (faltam-me minutos pela manhã a caminho do trabalho, sobram-me horas até à saída…), a minha relação com o Kairos é completamente desastrosa!

Como uma personagem saída de um livro de ficção cientifica, ando sempre em viagem entre o futuro que há-de ser e o passado que já foi, não conseguindo tolerar o aqui e agora. E o presente está a milhas de ser desinteressante ou triste, muito pelo contrário. No entanto, estou sempre submersa no “se eu tivesse feito assim…” ou no “quando…. vou fazer….”.

Outro aspecto característico é o Síndrome do Donkey (“are we there yet?”), que é sinal tipico de ansiedade e que vem já da minha infância, com o seu ponto alto na história que a minha mãezinha conta e reconta, de quando plantei um feijão em algodão, numa daquelas experiências da escola, e depois passei o tempo todo a destapar o dito cujo, para ver se já tinha nascido… (escusado será dizer que se finou!)
Por fim, temos ainda a questão da procrastinação, que já me trouxe muitos lufa-lufas, mas que me parece ser uma companheira para a vida.

Pois é, hoje deu-me para a auto-análise, pode ser que amanhã me dê para a auto-terapia….