segunda-feira, 29 de outubro de 2007

E Mais Considerações...

Não tenho tido grandes guerras de auto-melhoramento na vida, pelo menos não tantas como penso que deveria ter, mas há uma que já dura há pelo menos 7 anos e que, embora tenha vencido batalhas importantes, ainda não consegui superar – Deixar de fumar.

Eu fumo que nem uma chaminé. Fumo desde que acordo até que me deito. Sou daquelas que são capazes de andar quilómetros no meio de um temporal para ir comprar tabaco. Das que compram um volume na véspera de Natal, pois já se sabe que os estabelecimentos vão fechar durante, pelo menos, um dia. Sou daquelas que veste o sobretudo por cima do pijama para ir para a varanda fumar. Enfim, sou daquelas cujo tempo biológico é medido em cigarros…

As consequências são já muitas: Problema respiratórios, de sono, de circulação. Outras piores se avizinham…

Ás tentativas falhadas de deixar de fumar, já lhes perdi a conta. As frases “É desta!”, “Já não fumo mais”, etc. etc. já não valem um tostão furado.

E as terapias de substituição? Se me pusesse a fazer contas ao dinheiro investido e, se me lembrasse das desventuras que a utilização de cada uma provocou tinha posts para 3 meses…

Neste preciso momento, acho que estou cansada destas guerras (ultimamente tenho abusado das palavras cansada e guerra). Acho que vou simplesmente baixar os braços e não pegar mais em cigarros. Penso que desistir de fumar é capaz de ter mais sucesso que o deixar de fumar (andarei a cair numa de Programação Neurolinguística?).

Deixo então o anúncio ao tabaco: “Parabéns, ganhaste a guerra! Eu desisto! Vai chatear outra que eu já não tenho paciência para ti!”

3 comentários:

Ka disse...

Querida morgenita,

Essa é sem dúvida uma grande batalha que eu já travei e sei o que custa. Digo-te que a seguir ao Luis, ter deixdo de fumar é o meu maior orgulho nos ultimos anos (deixei à 2).
Tentei inúmeras vezes mas percebi que muitas delas eram já derrotas antes de começadas simplesmente porque no meu caso senti necessidade de ter um forte argumento.
O que resultou comigo vou associar o dia a uma data importante pois assim a vontade de não quebrar foi maior e olha...Resultou!

Beijoca

Mariah disse...

Pois minha querida Morgenita eu sou uma fumadora como tu, tal e qual como descreves. Quanto ao deixar de fumar, há já muito que penso nisso, mas daqui não passo. Lembro-me dos malefícios mas sobrepões-se o prazer de fumar um cigarro a seguir a um café. Fui ao médico por causa de uma gripe e o médico receitou-me uns comprimidos "Champix" que ajudam a deixar de fumar, mas ainda não me decidi.
Se calhar vou fazer como tu e vou desistir de fumar, será que resulta?
Beijos

125_azul disse...

Grandes mudanças na vida começam assim...
Beijo, parabéns pela desistência!