sábado, 11 de agosto de 2007

Os Afídios

Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insectos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera.
Constituem sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem, já que sugam a seiva das plantas, colonizando, em grande número, caules, folhas, gemas, flores, frutos e raízes. Variam em tamanho, de 1 a 10 mm de comprimento. São, geralmente, de cor uniforme, baça ou brilhante, existindo espécimes castanhos, cinzentos, amarelos, verdes, vermelhos ou pretos. A joaninha é um dos seus principais predadores. Existem por todo o mundo, embora a maioria prefira as regiões temperadas.

E viveria eu feliz, sem nunca os ter conhecido, não se tivesse dado o acaso de suas excelências terem transformado as minhas preciosas plantas, tão bem estimadinhas, em resort de Verão com spa incluido. E pela ultima espreitadela que dei, o negócio do turismo vai de vento em poupa... Desconfio que até já entrou para o Guia Michelin dos parasitas!

Mas eles que esperem, que já lhes estou a preparar um belo tsunami! Aí, se estou!

5 comentários:

Mariah disse...

Lool, é que dá ter umas plantas cinco estrelas, uma verdadeira atracção para os selectos afídios!!

C_mim disse...

opá... também são filhos de Deus...

Anónimo disse...

Já tive disso, matei-os a todos com um spray e matei tb as plantas.

Unknown disse...

Desculpe o despropósito e queira passar a publicidade mas até qui a sua participação faz falta !

http://absolutamenteninguem.blogspot.com/2007/08/esquerdalhas-e-faschizoides-5.html

Grato e deixe-se de ideias!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Tens piada miúda na forma como descreves a situação.Espero bem que o tsunami seja suficiente para devolver às tuas plantas a paz que elas precisam. E a ti também.