terça-feira, 3 de julho de 2007

A Fórmula da Felicidade

Ultimamente tenho vindo a debruçar-me sobre os estudos da Psicologia Positiva.
Este ramo da psicologia procura, através de estudos científicos, compreender os factores e processos subjacentes ao bem-estar e à felicidade.

Uma das descobertas interessantes que encontrei, são as 3 componentes da felicidade. Segundo esta corrente, as pessoas felizes dedicam grande parte do seu tempo a tarefas que englobam as seguintes componentes: Prazer, Desafio e Significado. Ou seja, actividades das quais gostemos ou que tenham uma componente lúdica; que impliquem atingir uma meta ou objectivo definido e, que aumentem a nossa competência percepcionada em aspectos que são importantes para nós (sentirmo-nos solidários, eficazes, inteligentes, importantes, românticos, criativos, etc..).

A parte mais interessante, é que a teoria não defende que larguemos tudo para ir em busca de tarefas que reúnam as três componentes, mas sim que, tentemos incluir estas componentes nas nossas lides do dia-a-dia.

A título de exemplo, imaginemos uma visita ao supermercado. Podemos adicionar uma pitada de prazer convidando um amigo para ir connosco, ou indo por um caminho diferente do habitual. Tentar fazer as compras em menos de 20 minutos, pode ser um bom desafio (ou conseguir atravessar o corredor das bolachas sem encher o carrinho…). O ultrapassar do desafio vai aumentar o nosso sentimento de eficácia e, por aí fora…

Vale a pena tentar, até porque a esta coisa da felicidade não é para ser deixada em mãos alheias…

3 comentários:

melga meiguinha disse...

Pois, e, como diz uma pesssa querida de que nós gostamos muito, ser feliz dá uma trabalheira!

De qualquer forma, talvez este seja o caminho a seguir.

Beijocas.

Caracolinha disse...

Já percebi porque porque é que sou tão fekliz ... :)

Só me falta treinar uma dessas competências ... que é a de tentar passar pelo corredor das bolachas a correr ... :)

Mas prometo que vou tentar gatinha mais linda !!!!

És definitivamente, uma pessoa especial ... :)

Beijoquinha especialmente encaracolada !!!!

greentea disse...

convidaria um amigo e disputaria com ele o "prazer" de aspirar a casa em 10 minutos ou de estender a rou pa da semana (e passá-la!) em 5 minutos, sem me deter a comer umas cerejas ou a folhear algum livro do meu agrado....

beijinhois